Água de Teodoro Sampaio


Recebi o convite de Luís, um grande amigo que não via há quase quatro anos, para realizar alguns serviços de designer em uma campanha política. Apesar de ser filha de um sindicalista apaixonado por campanhas partidárias, nunca havia feito esse tipo de trabalho nessas minhas andanças, só que chegando lá acabo virando fotografa pessoal da campanha do prefeito e é assim que essa história começa!
Por duas vezes me perguntaram se eu já tinha bebido a tal água de Teodoro Sampaio, afinal todo santo dia seus moradores e visitantes mais assíduos me viam por lá, subindo e descendo, participando de toda atividade  que a cidade realizava, não que a mesma fosse cheia de atrações, muito pelo contrário é que em época de eleição praticamente a cidade se divide entre "Situação e os Bocas Prestas (nome dado a quem faz oposição)"  mas voltando ao assunto, eu sempre tinha a  mesma resposta. _ Eu mesma não, estou aqui só a trabalho. 
Mera ilusão a minha, eu aquela altura do campeonato já havia bebido a bendita água e se quer tinha percebido a cilada que havia me metido. Apesar de lá no fundo...bem lá no fundo já ter sentido que algo havia mudado meu jeito de vê aquele pedacinho de Brasil. E não era só aquela paisagem que me recebia toda vez que entrava na cidade...eram campos e mais campos cobertos por um tapete de relva extremamente verde que só de olhar dava vontade de sair rolando morro a baixo, por várias vezes sentir vontade de fazer isso. 
Vaquejada em Teodoro Sampaio - Eu e Maiane
Lá quase todo mundo tem um pedacinho de terra e algumas cabeças de gado. Vaquejada é uma tradição e poucas são as casas em que você entra e não encontra um troféu na estante. Fui a uma dessas vaquejadas a convite de Felp, um amigo incrivelmente apaixonante que teve a compaixão de fazer com que essa garota deixasse de ser uma tabaroa da cidade. Agora não posso dizer que essa especifica experiência foi de todo excitante. É que sair de lá com um má impressão desse "esporte". Em uma dessas tentativas de se derrubar o boi pelo rabo acabou que um dos vaqueiros trouxe o rabo do animal pelo braço de tanta força que precisou dispensar para vencer o boi!!! Afif...tudo muito forte pra mim :/
Conheci os dois distritos que fazem parte de Teodoro. Lustosa e Buracica, mas foi o distrito de Buracica que tocou meu coração. Um povoado cheio de gente animada, crianças incrivelmente lindas e de pouca conversa, sem falar na habilidade que o povo de lá tem em recepcionar quem chega é realmente inacreditável. Fora as outras regiões agrícolas como Canabrava, Canto Escuro que também visitei e tantas outras que não tive chance de conhecer, todas possuem as paisagens mais incríveis de se vê.
Comunidade Agrícola - Canabrava
Pois é isso que a água de Teodoro faz com você...te deixa apaixonado pela terra, mesmo sendo uma cidade cheia de "faltudes" econômicas. Ironia maior é sair de lá cheia de amores, como foi o meu caso, coisa que pra mim é raridade...pode perguntar aos "meus mais íntimos" eles te falaram a verdade. Vou contar sobre esses amores no próximo post...então nos vemos logo mais... Especial 01

Beijo Grande :)

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Quero muito sabe o que você achou, não vai antes de me contar viu!