Guia In Action Plan #10 - AUTO-SUSTENTABILIDADE

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O Guia In Action Plan é um guia planejado de ações. Ele comporta uma série de dez posts publicados semanalmente. Criado para ajudar na organização e planejamento de qualquer ideia que se deseja, transformar em ações reais. Nessa página você acessa o índice do projeto.

É chegada a hora de pensar no futuro de seu projeto. Depois de tudo planejado e executado, como fazer para tornar essa ideia maior e com alto índice de alcance e retorno? Te digo que, esse é um passo contínuo   e diário, mas que deve ser pensado desde o início do processo de criação.  

Tarefa: Construir um formato escalável de seu projeto
Ferramenta: Tabela de Dados Plano de Escalabilidade e Tabela de Metas

AONDE VOCÊ QUER CHEGAR?

No módulo passado avaliamos e recolhemos todos os dados e feedbacks de seus prospectos. Esses  dados além de dar um parâmetro sobre os primeiros impactos de seu negocio/projeto, vai servir para a partir de agora traçar novas metas e tornar sua ideia sustentável e passível a escalabilidade.

MELHOR MODELO DE ESCALABILIDADE

Existem vários métodos de crescimento e escalabilidade. Um desses métodos é chamado de Receita Recorrente, também conhecido como plano de assinatura. Exemplos deles temos a Netflix, Spotify, Tv a cabo, Provedor de internet e clubes de assinaturas como Glambox dentre outras.

Hoje todo mundo que ser a Netflix, não é mesmo? Mas se pergunte: A forma como seus clientes usa seu produto se encaixe nesse modelo? Por isso pensar em uma versão para seu negócio que se adapte ao modelo de recorrência deve ser a primeira coisa que precise pensar a partir de agora .

Cliente recorrente consomem mais do que um cliente novo, isso significa que eles não apenas são mais baratos, como também são mais lucrativo. Então dar atenção especial aos clientes que já estão em sua base é crucial para a sustentabilidade do seu projeto.

Encontrar o melhor modelo de receita recorrente não é tão simples assim, por isso algumas empresas começam pela forma de entrega de seus produtos ou serviços, basta que tenha o propósito da comodidade e conveniência.

HORA DO EXERCÍCIO

A tarefa agora é pensar em um modelo de receita recorrente que melhor se encaixe em seu negócio. Mais antes precisamos saber em que ponto você se encontra agora. E é nessa etapa que entra os resultados alcançados no seu teste de MVP. Esses dados vão alimentar a Tabela de Dados e ajudar a dá uma visão mais ampla do projeto.
TABELA DE DADOS

INFORMAÇÕES INICIAIS RECOLHIDAS
MEUS DADOS (MODELO)
SEUS DADOS
QUANTAS PESSOAS FORAM ALCANÇADAS?
293
QUANTAS PESSOAS REALIZARAM A COMPRA?
120
QUANTO DE RECEITA TOTAL FOI RECOLHIDO?
120 downloads

Agora vamos definir o Plano de Escalabilidade. Para isso você pense sobre qual o melhor formato de Up seu projeto pode oferecer a sua audiência e que não fuja no perfil já adotado no seu projeto.
A pergunta da vez é a seguinte: Pelo que sua audiência estariam dispostos a pagar por um longo período de tempo, para ter comodidade ou que lhe oferecesse alguma conveniência?
Essa questão devem ter sido respondida na primeira pergunta que realizou no módulo anterior Recolha Feedbacks. Essas respostas devem te ajudar a criar um bom Plano, afinal ele vai atender a necessidade imediata de sua audiência. No meu caso foram (conteúdos avançados, não tratados nos módulo e que não são facilmente encontrados na internet). Com esse retorno decidir criar um Clube exclusivo de conteúdos avançados, disponibilizado apenas para assinantes. Segue o modelo do meu plano.
Depois do Plano de Escalabilidade pronto agora é hora de fazer sua Tabela de Metas. Com ela vai ser possível acompanhar realmente seu crescimento e saber se realmente seu plano de escalabilidade realmente está funcionando e também poder ajustar ao longo dos meses.
PARA MANTER O CICLO DA ESCALABILIDADE

Atendimento com excelência - O atendimento deve ser o principal ponto que você precisa planejar. Se logo na primeira entrega o seu cliente não for bem atendido, ele não vai seguir adiante com sua assinatura.

Sempre faça um diagnostico - A cada nova ação faça uma pesquisa com seus clientes sobre o verdadeiro impacto delas para eles. E então adapte suas ações diante disso e entregue conteúdos de alta aceitação.

Geração de Leads - Aumente gradativamente sua lista de e-mail, crie grupos exclusivos no facebook e crie grupo em whatsaap entregando conteúdo de alto impacto para seus prospectos. Fortalecendo assim sua marca e criando uma relação firme com seu público.

Produzir conteúdo free - Conteudo é a grande moeda de troca e o que faz seu projeto se tornar interessante  e o que te torna uma autoridade no assunto. Redes sociais podem ser os canais de escoamento desses conteúdos além de ser de baixíssimo custo.

Comprar mídias - Fazer um investimento mais focado na propagação de seu projeto pode ser bem interessante investir em mídias usando Google Adwords, Facebook Ads ou Instagram Ads.

Amplie o mix de seus produtos - Uma vez que você conseguiu satisfazer uma necessidade do seu cliente, comece a perceber outras necessidades servindo-o com novas opções.

Enfim, terminamos nosso projeto! Espero de verdade que vocês tenham curtido e aproveitado toda essa nossa jornada. Esse guia é resultado de um trabalho que passou por altos e baixo e a verdade é que quase não saia, por muitas vezes desistir de escrevê-lo. E ter chegado até aqui é um grande exemplo de que desistir não é a solução!
Pra vocês terem noção do que digo foram quase um ano para hoje este Guia está aqui. Todo conteúdo, foi desenvolvido com base de análise de blogs, sites, pesquisas bibliográficas sobre o tema, além de minhas experiências pessoais e profissionais.

Então se você realmente gostou desse nosso Guia In Action Plan compartilha com seus amigos, familiares com todo mundo que você acredita que vai gostar e que tem aquela ideia bacanuda que você adoraria vê fora do papel!

Beijos da #Bah e até mais :)

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