Guia In Action Plan - #06 - PROMOVA SUA IDEIA

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In Action Plan é um guia planejado de ações. Ele comporta uma série de dez posts publicados semanalmente. Criado para ajudar na organização e planejamento de qualquer ideia que se deseja, transformar em ações reais. Nessa página você acessa o índice do projeto.

Tarefa: Criar ação de divulgação
Ferramenta: Ferramentas Onlines e Guia de lançamentos

Nessa etapa nosso principal objetivo é produzir pequenas ações que comuniquem seu projeto ao maior número de pessoas pertencentes a sua audiência. Ações que tenham um alto impacto e que seja de baixo custo. Nossa comunicação vai ser literalmente mão na massa.

TENHA EM MENTE E SE PREPARE

Nesse momento sugiro fortemente que tenha uma identidade visual do seu projeto, mesmo que ainda não tenha recursos para investir nos serviços de um designer, faça você mesmo. Tem uma forma bem simples de fazer isso que é escolher um fonte bacana nesse link. Depois de escolhida fonte de seu agrado, baixe-a em seu computador e utilize qualquer programa de vetorização (corel, ilustrator, vetormagic) o que for mais fácil pra vocês. Nesse momento só a tipografia vai servir. Não esqueça que na hora de salvar seu arquivo deve escolher o formato de PNG (sem fundo branco).

VAMOS ENTENDER

Esse é um exercício que varia muito de projeto a projeto. Portanto neste módulo você verá o passo-a-posso das atividades que precisará realizar para divulgar seu projeto utilizando ferramentas como e-mail e mídias sociais. Esses passos devem ser aplicados sobre CADA atividade de promoção que seu projeto precisar. Vai lançar um produto...segue esses passos, vai divulgar uma coleção...segue esses passos, vai realizar uma promoção...segue esses passos. Entendeu o esquema? Então me segue ;)

PREPARANDO OS MATERIAIS

Prepare as imagens - Cada rede social tem um tamanho específico de imagens. Sugiro fortemente que respeite esses tamanhos para criar a harmonia em suas postagens. Utilizo duas ferramentas online que realizam esse trabalho sem muito esforço que é o Canvas e o Adobe Spark, além deles disponibilizarem vários modelos editáveis free. Agora se você deseja criar seu projeto do zero segue os tamanhos padrões de cada rede social.
Siga uma agenda de divulgação - Fiz um guia básica para ajudar-los nesse primeiro momento e também um resumo sobre o propósito de cada rede.

Facebook: Melhor forma de compartilhar seus projetos. Lembre-se de não exagerar. O melhor é divulgar no ato do lançamento e outra no mês seguinte. Hoje ele só divulga para 3% de seu público por isso não espere grande retorno desse canal.
Instagram: A rede dos momentos ao vivo e instangtâneos. Divulgar no ato do lançamento e na semana seguinte utilizando outra imagem.
Twitter: Aqui você pode abusar no número de postagens, por ter um tráfego de informações muito grande, mas sempre com snippets diferente.
Google Plus: O G+ apesar de bem subestimada, tem se tornado muito poderosa, suas publicações são entregues diretamente no e-mail de seus "circulos". Postar no ato do lançamento e mais dois períodos.
Pintarest: Ideal para abusar dos infográficos, estes que podem ser criados em cima das fotografias produzidas para o projeto.



HORA DO EXERCÍCIO

1º - Passo - Tenha sua newsletter organizada e ativada - Crie sua lista de e-mails. No exercício de MVP você pode capturar alguns e-mail com eles você pode utilizar a ferramenta MailChimp que é uma plataforma ótima para receber cadastros e envios de e-mail.



2º - Passo - Crie 10 snippets para cada rede social - Snippet são resumo em texto de alto impacto sobre sua ideia. São aquelas citações que usamos antes das postagens. O snippet quando usados nas redes sociais servem para atrair visitas ao seu link, ele deve ser curto e tentador.
Para criar bons snippets você pode utilizar, citações e trechos interessantes de seus textos, frases de auto-impacto, campanha ou lançamento, tudo que faça referência a seu projeto.

3º - Passo - Compartilhe com grupos e comunidades afins - A possibilidade de criação de grupos virtuais e bem segmentados.
Crie sua própria comunidade, deixe seu público saber que existe um canal direto e exclusivo para eles, onde encontraram informações privilegiadas. As melhores ferramentas para isso hoje é o Youtube com produção de conteúdo e o Whatsapp com envio e resposta instantânea sobre suas ações a seu segmento.

4º - Passo - Compartilhe com sua rede pessoal - Amigos e familiares são a melhor aposta para quem está começando.
Mande um e-mail informal, criativo e direto ao ponto para sua rede, contando sobre seu projeto e seus benefícios e de como eles podem se beneficiar com essa sua ideia. Além de ter a oportunidade de pedir a eles para também apoiar e compartilhar essa novidade entre sua rede pessoal.

Essa agenda é somente um guia para você iniciar sua campanha de comunicação. É de extrema necessidade planejar e adaptar sua agenda as necessidades de seu projeto, mas não esqueça que para surtir um efeito é preciso ter constância e presença.

Estou muito feliz que tenha chegado nessa fase, significa que tem se engajado de verdade nessa jornada de realização e isso só fortalece mais seus planos! Antes de ir...não esquece de compartilha com seus amigos essa dica viu! Muito grata por isso.

Beijo Grande :)

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Quero muito sabe o que você achou, não vai antes de me contar viu!