Como criar uma rotina corretamente

 


Você já tentou de tudo no que se diz respeito a implantar rotinas sobre algumas coisas em sua vida, mas nada tem funcionado. Você até começa não não consegue de fato implanta-las de verdade. Ou se cansa por acreditar que vai levar muito tempo ou porque está difícil demais para continuar. 

Hoje quero compartilhar o meu método com você, quero te chamar a refletir sobre tudo que eu colocar aqui. O entendimento de como faço, foi o que transformou de fato a forma e o resultado das coisas que consegui implantar na minha vida atualmente. Então vamos começar como eu sempre gosto que é perguntar:

O que é Rotina?

Rotina é a capacidade que temos de criar constância sobre algo que desejamos viver de forma estável. Saiba que a rotina de nada tem a ver com horários, escolher um pode até ajudar a implantar determinados hábitos, mas somente com a frequência, seguindo uma sequência e respeitando um ritmo é possível cria-la de forma eficaz e satisfatória em nossas vidas.

O maior erro que cometemos quando estamos tentando implantar uma nova rotina:

Nosso maior erro é não saber o que fazer quando acontece algum imprevisto dentro da rotina que criamos. A questão é que uma rotina precisa acomodar também os imprevistos. Eles fazem parte de qualquer rotina, por isso ter um espaço para eles se faz necessário. Uma boa rotina é feita não apenas de ações planejadas, mas principalmente das atividades não planejadas. Não controlamos a vida, apenas as nossas ações diante dela.

Como implantar um rotina em nossa vida?

Comece criando uma rotina clara dentro da sua cabeça. Quanto mais clara e específica, melhor na escolha do caminho que precisa trilhar para executa-la como também para mensurar quando já tiver alcançando-a.

Exemplo de uma boa meta: Minha meta é implantar a rotina de leitura na minha vida. Então decidir que vou ler 15 minutos todos os dias depois do café da manhã.

Veja que aqui específico eu tenho uma meta clara (criar o hábito da leitura). Então peso já na ação prática que posso fazer que seja simples e real dentro da minha realidade e associo ela há um hábito que já tenho em minha vida, que neste caso é o café da manhã.

Comece aos poucos!

Para implantar uma rotina com eficácia, precisará obedecer um ritmo e nada melhor que respeitar o seu próprio. Ou seja, não tente copiar uma rotina que realmente não faz sentido para você. Se estiver fazendo só porque acha bonito no outro, mas que não tem proposito nenhum em sua vida, não vai funcionar e você irá abandonar rapidamente. Como também seguir da forma que não é real para você. Se seu desejo é ler meia hora, mas você só tem 15 min, fique com os 15. Crie e obedeça seu próprio ritmo.

Então comece aos poucos. Minha orientação é que tente estipular tempo e não quantidade, assim consegue sentir sua própria evolução como também não se sentir sufocada ou decepcionada caso não consiga alcançar.

Ex: Ao invés de dizer que irá ler um capitulo por dia, estipule um tempo em minutos, se conseguir ler um capitulo ótimo, se não ótimo também. Isso é importante porque nossa energia ou animo é igual todos os dias. 

Acompanhe seu processo

Também é interessante que tenha um registro do seu processo. Isso servirá como autoconhecimento puro, sobre como você funciona. O que pode te ajudar e muito em qualquer coisa que vá fazer ou implantar daqui para frente.

Registre desde a quantidade de dias que consegui executar as tarefas que estipulou, como também nos dias que não consegui. Escreva o motivo quando esses momentos acontecerem. Isso é um diagnostico de ouro. Nesses casos, se puder compensar seja no dia seguinte ou no tempo alternativo o faça, visto que obedecer aquele principio dos imprevisto também faz parte da implantação de uma rotina e saber lidar com ele vai fortalecer seu caminho.

Se puder, não se demore em ficar se culpando quando não conseguir cumprir suas metas. Isso só irá te atrapalhar inclusive a fazer desistir. Apenas retorne de onde parou e siga.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Quero muito sabe o que você achou, não vai antes de me contar viu!