7 dicas para fazer seu networking funcionar

Networking - net = rede + work = trabalho, esse é o significado literal dessa palavrinha que tem feito toda diferença em nossas relações de trabalho nos dias de hoje. Já parou pra pensar no fato de que tudo que precisamos é sempre por intermédio de alguém? Por isso conhecer as pessoas certas e cultiva-las pode fazer toda diferença nos seus projetos profissionais.
Quando praticamos networking, somos ao mesmo tempo fornecedores e usuários das facilidade das quais nossa rede precisa ou dispõem, ou seja damos e recebemos os benefícios. Literalmente uma corrente do bem. Por isso separei 7 dicas que faço para estabelecer um networking eficiente.

1. Não envie o mesmo e-mail genérico para todos
As frases mais usadas como "admiro sua carreira/gostaria de uma oportunidade na empresa" são atitudes quase certas de que seu e-mail será deletado. A melhor opção é expor os motivos que te levaram a querer fazer parte da rede de funcionários do lugar. Ações como essa dá um ar menos mecânico ao seu contato.

2. Sem exagero
Tem pessoas que ficam dobrando elogios constantes sobre determinada pessoa ao qual deseja agradar ou tem algum cargo importante, deve-se ter muito cuidado com atitudes como essa para não passar como puxa-saco. Ou repedindo de como você seria incrivelmente útil em uma empresa/ área ou vaga vai soar muito ruim, afinal se não tiver as aptidões necessárias para o cargo de nada vai valer seu empenho. A melhor atitude é demostrar seu interesse e disponibilidade, depois esperar um segundo passo do contato.
3. Apresente seu trabalho
Quando for entrar em contato com alguém, além de solicitar uma vaga ou comentar o que gostaria de fazer, e bom apresentar seu trabalho. Enviar seu portfólio ou links com materiais seus, isso é uma boa alternativa. 

4. Happy Hour é uma coisa Networking é outra!
Se for para um Happy Hour com amigos e está afim de fazer novos contatos é bom não beber muito! Apesar de ser possível  fazer um bom networking numa mesa de bar é sempre bom não perder a compostura.

5. Não fale mal de seu atual chefe ou emprego
Nem pense em dizer que deseja mudar de emprego porque seu chefe é um chato ou algo parecido, muito menos que não gosta do seu trabalho. Primeiro porque soa indelicado, e depois no mundo corporativo muita gente se conhece e nessa conversa você tal vez descubra que seu contato gosta muito do seu chefe!

6. Sem invasão 

Encontrou aquela diretora que sempre desejou trabalha junto? Muita calma com a abordagem. Uma boa maneira de se aproximar é pedir para alguém apresentar você. E na hora não fique encabulada certo!.

7. Atenção ao retomar contatos
Quando resolver retomar um contato, que há muito tempo não o vê como amigos de ex-trabalhos, colegas de faculdade é sempre bom ir com calma. Se for mandar um e-mail comece perguntando como vão as coisas e sobre as novidades, se for logo perguntando sobre alguma vaga de emprego ou algo parecido,vai ser muito deselegante.

Essas dicas são bem simples mas faz toda diferença na hora do networking. Posso garantir que os resultados serão satisfatórios.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Quero muito sabe o que você achou, não vai antes de me contar viu!