A maneira mais fácil é verdadeira de ler um livro por mês

samadar-kinte-A maneira-mais-fácil-e-verdadeira de-ler-um-livro-por-mês-cinquenta-tons-de-cinza - primeiro-livro-da trilogia
Foto: Bloghelomuller
Outra coisa que fiz nessa semana, foi ler livros. Tinha tanto, mas tanto tempo que não lia um livro, que me assustei quando forcei minha memória a resgatar qual foi a última fez que tinha feito isso. Quando descobri que já faziam mais de cindo anos desde o último exemplar Quando é Preciso Voltar de Zíbia Gasparetto prontamente quis dar fim nessa lamentável situação. Sempre fui e ainda sou apaixonada pelos romances literários, eles são capazes, de meio que, instantaneamente mudar minha visão de mundo e atitude. Desde o nascimento de minha primogênita que os romances espiritas tem me ensinado a ter mais fé e paciência diante das provações da vida. Só que desta vez queria ler algo que fugisse de minha zona de conforto e que pudesse me distrair dos aspectos reais da minha vida.
Foi então que decidir ler a trilogia  Cinquenta Tons de Cinza, sim eu li todos os três livros numa só semana. Primeiro porque a leitura em si é muito fácil e rápida e também porque queria, como disse antes, equilibrar a balança. Não vou comentar sobre o livro, nem entrar nos quesitos polêmicos que o livro e o filme já levantaram. Entretanto posso dizer que pra mim foi uma aventura bem animada e o melhor de tudo é que, consegui me divertir, esse que era meu principal objetivo.
Quando terminei de lê-los resolvi que não queria passar mais tanto tempo sem praticar tal exercício, nem que fosse sequer um exemplar por mês. Assim que surgiu a ideia de fazer esse post. Parei um pouco, é comecei a pensar quais foram os motivos que me impediram passar tanto tempo sem ler. Listrei os três principais fatores e resolvi trabalhar em cima deles.

1. Não precisa necessariamente comprar um livro.

A primeira desculpa que me dei foi de que não dava para estar sempre comprando livros. A verdade é que em tempos tecnológicos como o nosso essa desculpa não cola mais. Hoje se encontra de  tudo na internet inclusive livros digitais, aplicativos com bibliotecas online é o melhor, a maioria free. Eu mesma li toda a trilogia de forma online. Os dois primeiros livros no portal ISSUU e o ultimo baixei. Então não tem mais desculpa.

2. Sair da zona de conforto

A cada novo livro que eu for ler, vou me arriscar em outros gêneros. Assim vou poder conhecer autores diferentes e suas formas singulares de contar uma história. Sempre que escolhia um novo livro, e ele era do mesmo autor que eu havia acabado de ler, percebi que acabava me acostumando com sua linguagem e a chance deu largar o livro pela metade era bem grande. Ficava enjoada e tinha vezes que achava que o autor que era chato, o que na verdade não era o caso, eu que no momento não estava preparada para aquele livro.. Então sempre que puder vou me arriscar.

3. Qualquer hora, em qualquer lugar

Se tem uma coisa que pode ser dita sobre a leitura é de que não precisa de um lugar especial para que se possa fazê-lo. Claro que tem os lugares ideais e tudo mais. Mas isso não é desculpa para deixar de ler. Quando se decide incorporar esse habito no dia a dia fica muito mais fácil de criar uma rotina tornando-o de prazer e descontração. Além de ser uma ótima técnica para que possa bater a meta de ler um livro por mês.

Não vou ficar aqui enumerando os benefícios da leitura, até porque acredito que a maioria de vocês já saibam mas, eu tenho que dizer que não tem aventura melhor que essa! Viajar tão vez...mas essa já é uma outra história.

Beijo Grande :)

CONVERSATION