Pílula Empreendedora: Copiando a Concorrência 2º erro comum de negócio


Esse é o segundo post sobre o especial da Pílula Empreendedora. Onde compartilho dicas sobre os principais erros cometidos pelos Empreendedores Criativos, nos seu primeiro ano de vida. Além do Action Plan, que sai toda sexta feira aqui no blog, agora aos sábados, vocês vão aproveitar ainda mais esse  mini especial, com dicas de negócios no quadro Pílula Empreendedora.

2 - Copiando a Concorrência

Quando estamos começando um negócio, é natural ficar de olho na concorrência, para avaliar, pesquisar ou simplesmente para obter algum aconselhamento ou orientação. E, embora seja muito valido e necessário, á busca pelos conhecimentos de outros empresários, acarreta junto com ele um fator muito arriscado e tentador, o de imitar as idéias e práticas de seu concorrente. Especialmente se você que aplicar características de inovação, ainda mais para os que querem construir uma verdadeira marca dentro do seu ramo de atuação. Olhar de forma excessiva para concorrência em busca de inspiração pode bloquear e dificultar seu processo criativo e inovador, perdendo a oportunidade de poder encontrar formas diferentes em conquistar seu público, encontrar outros caminhos para implantação, funcionamento e soluções de problemas, de formar diferente que sua concorrente prática e que vai encaixar perfeitamente com você. Além do mais o ponto principal que todo consumidor procura quando aparece uma nova marca ou empresa é inovação.
Eu mesma, quando comecei com os trabalhos de Designer, ficava muito insegura com minhas produções e ficava o tempo todo tentando me adequar aos modelos dos meus concorrentes, chegou um tempo de que eu já não reconhecia mas o meu trabalho, foi nessa hora que decidi parar é definir de verdade como eu desenvolveria meus serviços e projetos. A primeira coisa foi estipular minha forma de lidar com meus clientes, ao invés de pegar vários serviços, o que me deixava louca, por conta do tempo de entrega e acumulo de serviço, acabava não dando a atenção necessária nem pro meu trabalho, nem pro meu cliente, resolvi então atender um por vez, de forma mais personalizada e diminuindo meu tempo de produção para no máximo 2 semanas a depender do trabalho. O resultado foi espetacular, pois além de entregar um serviço fabuloso acabei construindo um diferencial da concorrência  que eu nem mesmo havia percebido e que foi identificado por meus próprios clientes, que foi o tempo de entrega, menor do mercado!

Então, o que tem feito de diferente da concorrência?

Beijo Grande :)

CONVERSATION