Aprender é mudar de comportamento

Aprender-e-mudar-de-comportamento-samadar-kinte-2018
Parque Lago Pio - Torino - Italia Junho de 2018

Eu sempre disse que adoro aprender coisas novas. Essa afirmação não é uma mentira. Realmente, eu amo cada nova coisa que aprendo. É claro que não é tudo, tudo que gosto de aprender... eu não gostaria de aprender, por exemplo, sobre aritmética. Mas, tenho observado e tem uma questão sobre o aprendizado e meu comportamento, que me fez vir aqui escrever esse post para vocês.

Nas minhas auto-analises, cheguei a uma conclusão sobre o que, verdadeiramente,  estava fazendo à respeito dos meus aprendizados. Será mesmo que tenho feito deles um hábito? Afinal, são os hábitos que nos definem, transformam a nossa identidade. Ou seja, somos somente o resultado de nossas ações, escolhas e comportamentos.

Então, eu só realmente posso afirmar sobre algo que aprendi, se utilizo aquele conhecimento em minha vida. Se, com ele, sou capaz de mudar meus gestos. Se para cada experiência, cada lição de vida, até mesmo as dores não terão qualquer resultado se não agir de acordo com os meus novos aprendizados. Estarei, é claro, acumulando vivências, histórias e experiências, porque a vida nos ensina, mas, apenas isso. Cabe, somente, a cada um de nós transformar esses aprendizados em lições, em crescimento pessoal. Somente assim seremos capazes de não repetir as mesmas atitudes, nos libertando de histórias que parecem não conseguirmos fugir nunca!

Por isso que, por vezes, dizemos: "Não sei porque esse tipo de situação ainda continua acontecendo comigo". Se algum ciclo negativo continua se repetindo em nossas vidas, podemos ter a certeza de que realmente não aprendemos aquela lição. E de que o hábito ainda continua lá. 

Então, façamos de cada lição um aprendizado verdadeiro. Senão, elas se tornarão tão inúteis como limpar o chão com cuspe. E os nossos únicos hábitos serão os que nos fazem cometer os mesmos erros! 

Por hoje é só, meus amores! 
Me contem sobre qual último aprendizado que vocês realmente transformaram em hábito. Quero saber, hein?!

Até a próxima, beijo grande da Bah :)  

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Quero muito sabe o que você achou, não vai antes de me contar viu!