Como cultivar cactos em casa


Desde que me mudei, cultivar plantas tem sindo um grande hobby. Alegra a casa e deixa tudo com um ar mais leve. Todo mundo diz que as suculentas são as plantas mais resistentes e perfeitas para se ter em casa, principalmente para quem não tem muito jeito para a jardinagem, como é meu caso. Eu tenho apenas um cacto aqui em casa quase sempre estou a um fio de perde-lo. Eu acho que a causa disso, é por ainda não saber a quantidade ideal de água ou de sol.
Mas estou decidida a aprender a cuidar dessas belezuras, que além de serem lindas, resistem a quase tudo. Ou seja elas são a melhor opção para mim e para muitas outra pessoas. Mas decidir que antes de investir de verdade nessa nova aventura, vou entender melhor sobre tudo que é preciso fazer para cuidar direitinho delas.

Os cactos precisam de adubo especial?

Elas precisam sim de nutrientes, mas com menor frequência. A adubação pode ser realizada tanto com adubo orgânico incorporado no substrato, quanto com adubo químico, ex: o NPK 10-10-10 diluído. As raízes dos cactos são raza e muito numerosas, por isso o preparo do solo precisa ter 15 cm de profundidade para garantir uma boa drenagem da água.

Eles podem sobreviver em média quantos dias sem nenhuma água?

A necessidade deve ser analisada caso a caso, pois mesmos que o caule, folha, rizoma ou raiz sejam resistentes a falta de água, eles não podem ficar sem água (como qualquer ser vivo). Mas uma boa maneira de descobrir se já é hora de regar é verificando se a terra está muito seca. A média a ser considerada é de uma vez por semana ou no máximo a cada quinze dias. Mas para os internos uma vez ao mês.

Como saber se a planta esta precisando de um recipiente maior?

Cada planta é um caso. Mas normalmente depois de um período de 1 ano há 1 e meio, é um bom momento da mudança. Mas fique atento em algumas aspetos como ver se seu cacto estar com uma cor anormal ou se suas raízes estão saindo pelos furos de drenagem do vaso.


Posso deixar os vasos expostos ao sol direto?

Os cactos são plantas de pleno sol, mas também altamente adaptáveis, portanto podem viver dentro de casa, mas precisa receber luz e cultivado em solo bem drenado.

Posso deixa-los em locais úmidos como banheiros?

Se o seu banheiro tiver uma iluminação natural e ventilação não tem nenhum problema. Pode ser quero cacto nesse caso precise menos de água, pois irá absorver a umidade do ar.

Os cactos com flor precisa de um cuidado diferente?

São as que possuem espinhos e além de lindas são raras. O cuidado especial é que para florescerem elas precisaram de muito mais horas de exposição só ol direto, pois só a claridade não vai resolver. Outro ponto importante é quando o seu cacto estiver dando flores,não movê-lo durante a formação dos brotos. Adubar e regar de forma adequada também será indispensável.


Pesquisei sobre as principais dúvidas que sempre tive, espero que ela também tenha ajudado vocês a saber de como cuidar desses amores.
Beijo Grande :)

CONVERSATION