Guia In Action Plan #02 - DEFINA SUA IDEIA

SAMADAR-KINTE-GUIA-IN-ACTION-PLAN-DEFINA-SUA-IDEIA-02

In Action Plan é um guia planejado de ações. Ele comporta uma série de dez posts publicados semanalmente. Criado para ajudar na organização e planejamento de qualquer ideia que se deseja, transformar em ações reais. Nessa página você acessa o índice do projeto.

Já parou para se perguntar o quanto você conhece de sua ideia? Você seria capaz de descrever e definir com total consciência sobre o que é seu projeto e de como pode apresenta-lo ao mundo? Não? Então vamos entender um pouco sobre como definir uma boa ideia e tornar seu projeto inesquecível!

Tarefa: Criar Briefing da Persona e do Produto
Ferramenta: Canvas Proposta de Valor

O QUE É A IDEIA?

O modo como você decidi reformular e executar sua ideia é mais importante que propriamente a ideia em si. O sucesso tem mais a ver com o aprendizado, sobre as suas hipóteses iniciais do que a forma como você decide realiza-la. Por isso sua primeira tarefa é pensar na razão (o porquê?) de decidir investir tanto de você nesse projeto. Tendo clareza do motivo sobre o que te move, será mais fácil manter sua chama acesa e motivada a não desistir ao longo do caminho.
MEU PORQUÊ - "Acredito que o ato de empreender uma ideia, seja capaz de transformar a vida de qualquer pessoa numa versão melhor de si para o mundo. Além de poder viver de sua ideia"
 DESENVOLVENDO O CORAÇÃO DO SEU PROJETO

Para encontrar o coração da nossa ideia, vamos utilizar como ferramenta o Canvas de Proposta de Valor, que nada mais é que um zoom-in (detalhamento) dos dois blocos do Busines Model Canvas, ferramenta essa que vamos usar no penúltimo módulos de nosso guia. Nesse momento vamos nos ater a responder apenas duas questões: O quê? e Para quem? é a nossa proposta.
A figura abaixo é para ajudar a visualizar melhor sobre qual processo estamos trabalhando nesse momento.

HORA DO EXERCÍCIO

Começamos a responder pelo quadro Perfil do Cliente. Nesse bloco você encontra três categorias que são: Tarefas do Cliente - Descreve o que atualmente seu cliente tem feito ou tentado fazer (no trabalho, na vida). Tudo aquilo que precisa realizar. | Dores - Todo resultado ruim, riscos e obstáculos referente as tarefas desejadas pelo cliente. | Ganhos - Metas, resultados e benefícios concretos que os clientes deseja alcançar.

PERFIL DO CLIENTE - Respondendo Para quem é seu produto ou serviço? Esse exercício vai ajudar diretamente a você criar sua persona e poder falar diretamente com ela, quando chegarmos ao módulo de Plano de Comunicação e Plano de Vendas.


MAPA DE VALOR - Agora vamos responder O quê? é seu produto ou serviço? Esse exercício vai nos proporcionar clareza sobre o que de fato é nosso projeto e saber se ele consegue de fato solucionar as demanda de sua persona e entregar uma experiência épica para seus clientes.


Nesse bloco também encontramos três categorias: Produtos e Serviços - Listaremos o máximo de produtos e serviços para oferecer uma proposta de valor para sua persona. E na hora de definir seu MVP escolherá uma proposta específica para de aprofundar. | Analgésicos - A forma como o produto ou serviço aliviam as dores do cliente. Criadores de Ganhos - São os ganhos que o cliente terá com esse determinado produto ou serviço.

Agora que já listou todas as possibilidades de serviços ou produtos que sua ideia pode gerar e escolha apenas uma dessas possibilidades para investir.
Esse exercício é para te ajudar entender com clareza mais sobre sua ideia e criar com isso o melhor projeto a sua principal audiência. Visto que para cada MODALIDADE de serviço criado você atinge um determinado público, saber segmentar essa audiência vai te ajudar a mirar suas ações de forma estratégica ao decorrer de suas ações.

Começamos com todo gás não foi mesmo? Tem achado esse conteúdo relevando? Acredita que pode ajudar alguém de sua rede? Então não deixe de compartilhar com eles esse post. Corre que semana que vem tem mais!

Beijo Grande ;)

CONVERSATION