Guia In Action Plan #03 - TESTE SUA IDEIA

SAMADAR-KINTE-GUIA-IN-ACTION-PLAN-TESTE-SUA-IDEIA-03


In Action Plan é um guia planejado de ações. Ele comporta uma série de dez posts publicados semanalmente. Criado para ajudar na organização e planejamento de qualquer ideia que se deseja, transformar em ações reais. Nessa página você acessa o índice do projeto.

Como tem andado seu projeto? Está animado? Espero que sim!! Com que frequência em sua vida você costuma testar suas ideias? Sim a ideia e não todo o produto em si? Quero te apresentar uma forma dinâmica e interessante para realizar essa tarefa. Então pegue seu  "Caderno de Negócios" e vamos matar mão!

TAREFA: Criar plano MVP
FERRAMENTA: Planejamento e Questionário de Pesquisa

O QUE É PLANO MVP

Agora que já escolhemos, qual produto é hora de testar todas as hipóteses antes de focar energia em uma ideia de negócio sem saber se realmente funciona. Ou seja, precisamos validar a ideia!
Vamos começar explicando o que é  significa essa sigla. MVP (Minimum Viale Product) ou em bom português Produto Minimamente Viável. Com tudo fique atento, um MVP não é sempre uma versão mais barata ou menor do seu produto final, o objetivo dele é que você economize tempo, dinheiro e sofrimento ou seja definir de fato o que seu produto oferece e saber se sua persona tem interesse em pagar por ele.

No meu caso meu PRODUTO OFERECE - Um conjunto de ferramentas didáticas já testadas para a concretização de sonhos e ideia para o mundo. Portanto eu preciso em resumo saber se existem pessoas que tem interesse em conhecer ferramentas que lhes ajudem a concretizar suas ideias e sonhos.
Então como posso desenvolver uma versão mínima do meu produto? Pensar nele todo pronto e ir imaginando a redução do mesmo. Complicou? Então deixa eu descomplicar utilizando imagens.

samadar-kinte-guia-apreendedores-foto-para ilustrar-pensamento-mvp

Percebeu que o carrinho de grama figura (6) é o sonho do projeto principal e agrega várias ferramentas ao cortador de grama? E que até chegarmos nele passamos por várias etapas? mas   podemos dizer que na figura (1) a tesoura de grama, consegue também executar o mesmo serviço?  Essa é a ideia principal do MVP, testar a ideia da forma mais simples e viável possível sem fugir dEe seu objetivo.

HORA DO EXERCÍCIO

Cada projeto de negócio tem uma demanda específica por isso vai ter soluções diferentes para cada projeto poder validar sua ideia, vou listar o passo que realizei para validar a minha.

CAMINHO DO MEU PENSAMENTO MVP

samadar-kinte-blog-apreendedores-exercio-mvp

NA PRÁTICA

Usei as redes sociais para validar minha ideia. Pedir a ajuda de familiares e amigos para compartilhar o post de validação. Realizei as duas primeiras etapas do Pensamento MVP e entreguei como brinde   um dos módulos do guia, validando não só a ideia como também o conteúdo. O link desse módulo você pode conferir aqui. Abaixo você confere todos os passos.



Espero que tenha entendido tudinho!! É bem mais fácil do que pensamos logo de inicio. Não esquece de anotar seus avanços e insights. Também compartilha com seus amigos essa nossa jornada.

Beijo Grande e até semana que vem :)

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Quero muito sabe o que você achou, não vai antes de me contar viu!